quarta-feira, 22 de maio de 2013

O CARÁTER DA LEALDADE

Em Tito 2.10, temos um mandamento que nos ajuda a entender o que é lealdade: a não roubá-los, mas a mostrarem que são inteiramente dignos de confiança, para que assim tornem atraente, em tudo, o ensino de Deus, nosso Salvador. Tais palavras foram dirigidas aos servos cristãos que deveriam ser leais aos seus senhores. Lealdade significa ser inteiramente digno de confiança. Paulo afirma que seria desta forma, mostrando lealdade, que os senhores daqueles servos dariam crédito ao ensino de Deus. Aliás, a deslealdade praticada por tantos que se declaram cristãos é uma das principais causas de os ímpios blasfemarem do Nome de Deus.

Nas Escrituras temos dois desleais-mor: Judas Iscariotes e Absalão, filho de Davi.  Judas foi absurdamente cínico e, embora tivesse convivido diretamente com Jesus por anos, foi capaz de traí-lo, sinalizando a traição com um beijo. O beijo que era sinal de honra tornou-se na boca de Judas a maior desonra. Judas foi muitíssimo deleal com Jesus e com a equipe da qual fazia parte. Sua paga foi terrível. Enforcou-se e, pior ainda, de acordo com Atos 1.17-19, seu cadáver caiu de cabeça de certa altura, partiu-se ao meio e suas entranhas foram derramadas. Tanta desgraça chamou a atenção de toda Jerusalém.

O outro símbolo da falta de lealdade foi Absalão. II Samuel 14 conta de quão vaidoso ele era (vs. 25 e 26). Era também drástico, violento e perigoso (v. 30). Falso, fez-se de humilde e quebrantado (v. 33). Em II Samuel 15, vemos a deslealdade pura expressa no desenvolvimento de um projeto articulado por quatro anos (vs. 1 a 3). Um terrível hipócrita, estendia a mão, abraçava e beijava as pessoas por pura bajulação e manipulação (vs. 5 e 6). Sendo terrivelmente desleal, a Bíblia conta que ele conseguiu "conquistar a lealdade dos homens de Israel" (v. 6).

Absalão mentiu para o rei (II Sm 15.7). A mentira combina com a boca dos desleais. Também a falsa espiritualidade. O hipócrita Absalão pediu a permissão ao pai para ir a Hebrom pagar um voto a Deus! Era tudo armado. Em Hebrom, cidade dos patriarcas, usurpou do lugar de Davi como rei.

Assim como Judas, a deslealdade de Absalão lhe custou a vida. Em II Samuel 18.9-14, temos a narrativa do seu fim. A Bíblia conta que, como um maldito, "ficou pendurado entre o céu e a terra" (v. 9). Terminou com seu coração atravessado por três dardos...

Lealdade significa ser alguém totalmente digno de confiança. Em quem posso confiar a guarda das minhas costas. Alguém que não trai, não manipula, não mente, nunca engana.


http://paulopetrizi.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário